Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente
AFID, Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente, criada por iniciativa de um grupo de pais e técnicos com o intuito de apoiar e integrar as pessoas portadoras de deficiência.
Tem ainda como objectivo promover a solidariedade entre famílias na defesa dos direitos e na integração das pessoas com deficiências.
Associação APOIAR
A associação APOIAR surgiu em 1988, através da iniciativa de um grupo de técnicos e de pacientes sujeitos a terapia de grupo, nos Serviços de Psicoterapia Comportamental do Hospital Júlio de Matos. Os grandes impulsionadores desta Associação foram o Dr. Afonso de Albuquerque e a Dra. Fani Lopes.
Desde 1994 que a Associação APOIAR apoia os ex-combatentes que sofrem de perturbação de stress pós traumático que o adquiriram quando estiveram em combate na guerra. Esta doença afecta tanto o ex-combatente como mulheres, filhos e demais familiares.
Localiza-se, actualmente, no bairro da liberdade em Lisboa.
Presentemente, a APOIAR tem vários apoios, desde social, clínico (clínica geral/psiquiatria) e psicológico, comparticipados através do protocolo celebrado ao abrigo da lei 50/2000, que instituiu a Rede Nacional de Apoio às Vítimas do Stress de Guerra, com o Ministério da Defesa Nacional. Estes apoios ajudam a tratar e a recuperar para a vida activa as pessoas afectadas com esta doença.
É ainda realizado apoio jurídico, no âmbito dos processos de qualificação DFA por stress de guerra, concedido aos sócios gratuitamente segundo os estatutos e não pelo Protocolo.
A APOIAR tem um jornal bimestral, sendo o único órgão de comunicação social em Portugal que se dedica quase inteiramente à problemática da Guerra Colonial, do “Stress de Guerra” e dos direitos dos seus associados.
A associação visa manter relações de carácter permanente com os emigrantes, os “Vet Centers” Americanos e com associações das antigas colónias, assim como a Federação Mundial dos Antigos Combatentes (FMAC).
São desenvolvidas actividades lúdicas, desta forma, criam-se condições para que se estabeleçam relações de amizade e de entreajuda, onde os utentes e os seus familiares convivam mais intimamente.
Por outro lado, surgem barreiras na reintegração dos doentes á sociedade, nomeadamente quando esta se confunde com "loucura", é uma das razões do sofrimento dos nossos sócios que, apesar de tudo o que possam dizer, são pessoas com dignidade e que não devem ser excluídas socialmente.
CERCIPÓVOA
Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, é uma associação de solidariedade na área da deficiência, desde serviços sociais a tempos livres.
Tem como objectivo a integração do doente na sociedade através das medidas:
1 – Saneamento e sustentabilidade financeira da CERCIPÓVOA
2 - Melhoria da imagem e dinâmica institucional
3 – Aprofundamento da relação da instituição com a comunidade
4 – Melhoria do funcionamento geral
CERCI Flor da Vida
Localizada na Azambuja, é uma instituição que trabalha na área de apoio à deficiência.
Defende a igualdade, trabalhando especificamente com os seus utentes e respectivas famílias, em aspectos como a educação, reabilitação, inserção social e profissional.
Hospital Júlio de Matos
Miguel Bombarda
Também conhecido por CHPL, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, como o próprio nome indica é um hospital psiquiátrico e de saúde mental.
Este hospital foi construído como opção do Hospital Miguel Bombarda, que tem também o propósito de hospital psiquiátrico e de saúde mental. Ambos situados em Lisboa, acolhem doentes mentais, em que alguns vivem nas instalações dos mesmos, sendo assim acompanhados conforme as suas necessidades.